A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Frantz Fanon

Martinica

Frantz Fanon (1925–1961) foi um psiquiatra, escritor e pensador martinicano, cuja obra se tornou fundamental para o pensamento anticolonial e decolonial. Formado em medicina e filosofia em França, trabalhou como psiquiatra na Argélia, onde se envolveu na luta pela independência do país. Autor de livros como Pele Negra, Máscaras Brancas (1952) e Os Condenados da Terra (1961), analisou de forma pioneira os efeitos psicológicos, culturais e políticos do colonialismo e do racismo. A sua escrita influenciou profundamente os estudos pós-coloniais, os movimentos antirracistas e a teoria crítica contemporânea.

Livros na Biblioteca Negra

Felwine Sarr

Senegal

Felwine Sarr (nascido em 11 de setembro de 1972, em Niodior, Senegal) é um economista, escritor, músico e pensador senegalês. Doutor em Economia pela Universidade de Orléans (França), é professor na Duke University (EUA). É autor de “Afrotopia”, obra em que propõe a descolonização do pensamento e a construção de futuros africanos baseados em valores e saberes locais. Em 2018, coassinou com Bénédicte Savoy o relatório “A Restituição do Patrimônio Cultural Africano”, encomendado por Emmanuel Macron. Também é cofundador do fórum Ateliers de la Pensée, em Dakar, e uma das vozes mais influentes do pensamento africano contemporâneo.

Livros na Biblioteca Negra

Fran Ross

Estados Unidos

Fran Ross (1935–1985) foi uma escritora, editora e humorista norte-americana, autora do romance Oreo (1974), uma sátira inovadora que combina humor, cultura pop, feminismo e questões raciais. A obra, que narra a busca identitária de uma jovem afro-americana e judia, foi redescoberta décadas após a sua publicação e é hoje considerada um marco da literatura afro-americana experimental.

Livros na Biblioteca Negra

Frederick Douglas

Estados Unidos

Frederick Douglass (Maryland, EUA, 1818 – 1895) foi escritor, orador e abolicionista afro-americano, uma das figuras mais influentes do movimento pela abolição da escravatura nos Estados Unidos. Nascido escravizado, fugiu em 1838 e tornou-se um intelectual e ativista de destaque, autor de Narrative of the Life of Frederick Douglass, an American Slave (1845), uma das mais poderosas autobiografias da literatura norte-americana. A sua vida e obra continuam a inspirar lutas por liberdade, igualdade e justiça racial em todo o mundo.

Livros na Biblioteca Negra

Fernando Rosas

Portugal

Fernando Rosas (Lisboa, 1946) é historiador, professor e político português. Doutorado em História Contemporânea pela Universidade Nova de Lisboa, é especialista no Estado Novo e no fascismo em Portugal. Foi deputado e cofundador do Bloco de Esquerda, além de ter dirigido o Instituto de História Contemporânea. Autor de várias obras sobre o salazarismo, a resistência e a história política portuguesa do século XX, é uma das vozes mais reconhecidas no estudo da ditadura e da democracia em Portugal.

Livros na Biblioteca Negra

logo mark