A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Percival Everett

Estados Unidos

Percival Everett (Fort Gordon, Geórgia, EUA, 1956) é escritor, professor e artista visual norte-americano, conhecido pela sua escrita satírica e profundamente crítica das questões raciais, culturais e políticas nos Estados Unidos. Autor de mais de trinta livros, destaca-se por obras como Erasure, The Trees e James — este último uma reinterpretação do clássico As Aventuras de Huckleberry Finn, contada pela perspetiva de Jim, o homem escravizado. Considerado uma das vozes mais originais e ousadas da literatura americana contemporânea, Everett combina humor, ironia e reflexão ética na sua obra.

Livros na Biblioteca Negra

Pragya Agarwal

Índia

Pragya Agarwal é uma cientista comportamental e de dados, escritora e palestrante britânica de origem indiana. O seu trabalho foca-se em temas como preconceito inconsciente, desigualdade de género e justiça social. É autora de livros reconhecidos internacionalmente, como Sway: Unravelling Unconscious Bias e (M)otherhood: On the Choices of Being a Woman. Além disso, contribui regularmente para meios como The Guardian e Forbes, analisando como fatores sociais e culturais moldam o comportamento humano e as decisões que tomamos.

Livros na Biblioteca Negra

Pedro Varela

Portugal

Pedro Varela é atualmente investigador integrado do Cies-iscte. Doutorou-se no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra em Direitos Humanos; realizou o mestrado em Antropologia no Iscte - Instituto Universitário de Lisboa; e licenciou-se em Arquitetura Paisagista no Instituto Superior de Agronomia - Universidade de Lisboa. Tem desenvolvido pesquisa e trabalho de campo sobre conservação comunitária, agricultura urbana, políticas públicas contra o racismo, história do movimento antirracista, circuitos artísticos e rap. Foi também investigador júnior no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Livros na Biblioteca Negra

Paulina Chiziane

Moçambique

Paulina Chiziane (nascida em 1955, em Manjacaze, Moçambique) é uma escritora moçambicana e a primeira mulher do país a publicar um romance em português. A sua obra explora temas como poligamia, género, tradição e identidade cultural. É autora de livros marcantes como Balada de Amor ao Vento e Niketche: Uma História de Poligamia. Em 2021, tornou-se a primeira mulher africana a receber o Prémio Camões.

Livros na Biblioteca Negra

logo mark