A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Sílvia Rodríguez Maeso

Espanha

Sílvia Rodríguez Maeso é socióloga e investigadora, atualmente professora na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e membro do Centro de Estudos Sociais (CES). O seu trabalho centra-se nas epistemologias do Sul, nos estudos pós-coloniais e nas políticas do racismo, analisando criticamente as formas de produção de conhecimento e de poder no contexto europeu e lusófono. Tem colaborado em diversos projetos internacionais sobre justiça cognitiva, colonialismo e desigualdade racial.

Livros na Biblioteca Negra

SOS Racismo

Portugal

SOS Racismo é uma organização não governamental portuguesa, criada em 1990, dedicada à luta contra o racismo, a xenofobia e todas as formas de discriminação. Com sede em Lisboa e núcleos em várias cidades, a associação atua na defesa dos direitos humanos, no acompanhamento de vítimas de racismo e na promoção da igualdade e diversidade cultural. Desenvolve campanhas públicas, ações educativas e intervenções políticas, sendo uma voz ativa na denúncia de práticas discriminatórias e na sensibilização da sociedade portuguesa para o respeito pelos direitos das minorias étnicas e imigrantes.

Livros na Biblioteca Negra

Scholastique Mukasonga

Ruanda

Scholastique Mukasonga, nascida em 1956 em Gikongoro, Ruanda, é uma escritora ruandesa reconhecida por retratar nas suas obras as memórias do genocídio de 1994 e a vida das comunidades tutsi. Sobrevivente do massacre em que perdeu grande parte da família, Mukasonga refugiou-se na França, onde desenvolveu a sua carreira literária. A sua escrita combina autobiografia, memória coletiva e reflexão sobre a identidade, a perda e a resistência cultural. Entre os seus livros mais conhecidos estão Notre-Dame du Nil (2012) e La Femme aux pieds nus (2008), que lhe valeram diversos prémios literários, incluindo o Prix Renaudot. Através da literatura, Scholastique Mukasonga dá voz às histórias silenciadas do Ruanda, tornando-se uma referência importante na literatura africana contemporânea.

Livros na Biblioteca Negra

Santiago d’Almeida Ferreira

Portugal

Poeta, artivista e investigador luso-angolano, nascido em Viseu. Identifica-se como pessoa intersexo e negra e trabalha questões de interseccionalidade entre raça, género e identidade. Fundador da Associação Ação pela Identidade, participa no Djidiu como espaço de expressão e resistência.

Livros na Biblioteca Negra

Susana Pimenta

Portugal

Doutorada em Ciências da Cultura pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; licenciada em Português-Francês (Ensino) e mestre em Cultura Portuguesa. Investiga representações culturais, memórias coloniais e pós-coloniais em Portugal.

Livros na Biblioteca Negra

logo mark