A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Gisela Casimiro

Guiné-Bissáu

Gisela Casimiro (nascida em 1984, na Guiné-Bissau) é uma escritora, artista e ativista portuguesa. Vive em Portugal desde a infância e trabalha entre a literatura, a performance e as artes visuais. É autora do livro de poesia Erosão (2018) e tem participado em várias exposições e projetos artísticos que exploram temas como identidade, memória, pós-colonialismo e pertença. Gisela Casimiro é também uma voz ativa na promoção da representatividade negra e da diversidade cultural em Portugal.

Livros na Biblioteca Negra

Grada Kilomba

Portugal

Grada Kilomba é uma artista interdisciplinar, escritora e teórica, com raízes em Angola e São Tomé e Príncipe, nascida em Lisboa, onde estudou psicologia e psicanálise. Na esteira de Frantz Fanon e bell hooks, a autora reflete sobre memória, raça, género, pós-colonialismo, e a sua obra estende-se à performance, encenação, instalação e vídeo. Kilomba cria intencionalmente um espaço híbrido entre as linguagens académica e artística, dando voz, corpo e imagem aos seus próprios textos. Os seus trabalhos foram apresentados na 32.ª Bienal de São Paulo, na 10.ª Bienal de Berlim, na Documenta 14 e no MAAT, entre outros. Vive em Berlim, onde se doutorou em filosofia na Freie Universität e foi professora no Departamento de Género da Humboldt Universität.

Livros na Biblioteca Negra

Germano Almeida

Cabo Verde

Germano Almeida, nascido em 1945 na cidade da Praia, em Cabo Verde, é um dos escritores mais importantes da literatura cabo-verdiana contemporânea. Formou-se em Direito na Universidade de Coimbra, em Portugal, e trabalhou como advogado antes de se dedicar inteiramente à literatura. Sua obra é marcada pelo humor, pela crítica social e pelo retrato da vida quotidiana em Cabo Verde, combinando a tradição oral com a narrativa moderna. Entre seus livros mais conhecidos estão O Testamento do Senhor Napumoceno (1989), Eva (1994) e A morte do meu poeta (1998). Além de romancista, Almeida é cronista e contista, sendo reconhecido pela forma irónica e crítica com que aborda temas como a política, a sociedade e a cultura cabo-verdianas.

Livros na Biblioteca Negra

logo mark