A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Raul Barbosa

Cabo Verde

Raul Barbosa é um escritor cabo-verdiano, autor do livro Béu – Memórias do Fogo, lançado em 2022. A sua obra explora temas de memória, identidade e enraizamento, com forte conexão ao contexto cabo-verdiano.

Livros na Biblioteca Negra

Rémi Courgeon

França

Rémi Courgeon nasceu em 1959, em Choisy‑le‑Roi (na região de Paris), França. Na juventude já desenhava e mais tarde estudou “expression visuelle” na École Estienne em Paris. Inicialmente trabalhou na publicidade e como pintor, paralelamente à sua atividade de autor/ilustrador. Com o tempo, concentrou‑se sobretudo em álbum‑infantil e literatura para a infância e juventude, tendo criado dezenas de livros (texto + ilustração) e participado em reportagens desenhadas para ONGs em locais como o Mali e o Haiti. A sua obra aborda temas como amizade, diferença, solidariedade, natureza, exclusão. Visualmente, as suas ilustrações destacam‑se pela suavidade das cores e influência da serigrafia.

Livros na Biblioteca Negra

Reni Eddo-Logde

Reino Unido

Reni Eddo-Lodge é uma premiada jornalista e escritora britânica. Aos 19 anos abraçou a causa feminista, o que, nas palavras da própria, lhe permitiu conhecer pessoas brilhantes e moldar a sua consciência política. Enquanto jornalista, escreveu para publicações como o New York Times, Guardian ou Independent, mas agora dedica-se exclusivamente à escrita. Porque Deixei de Falar com Brancos Sobre Raça, o seu primeiro livro, ganhou o British Book Award para não-ficção e foi um bestseller do Sunday Times e do New York Times.

Livros na Biblioteca Negra

Richard Wright

Estados Unidos

Richard Wright, nascido em 4 de setembro de 1908 em Roxie, Mississippi, EUA, e falecido em 28 de novembro de 1960 em Paris, França, foi um escritor afro-americano de grande relevância, conhecido pelas suas obras que exploram o racismo, a opressão social e a experiência negra nos Estados Unidos. Cresceu em pobreza e enfrentou a segregação racial do sul americano, experiências que moldaram sua visão crítica e literária. Wright tornou-se célebre com o romance Filho Nativo (1940), que examina as tensões sociais e raciais em Chicago, e com Black Boy (1945), autobiografia que narra a sua infância e juventude em um contexto de violência racial e marginalização. Além de romancista, foi contista, ensaísta e colaborou com movimentos literários e políticos. A sua obra influenciou gerações de escritores e permanece central para a compreensão da literatura e da história afro-americana.

Livros na Biblioteca Negra

Rafael Marques

Angola

Rafael Marques é formado em Jornalismo e Antropologia, pela Universidade de Londres, e é mestre em Estudos Africanos, pela Universidade de Oxford. É jornalista e activista dos direitos humanos. Nos últimos anos tem-se dedicado à pesquisa sobre a economia política angolana, em especial sobre o sistema de corrupção no país, e continua a monitorizar a situação dos direitos humanos na região diamantífera das Lundas. Como resultado do seu trabalho em defesa dos direitos humanos, o Northcote Parkinson Fund atribuiu­‑lhe, em 2006, o Civil Courage Prize. É autor do site Maka Angola, no qual publica o resultado dos seus trabalhos de investigação e mantém actualizadas informações sobre a corrupção no seu país.

Livros na Biblioteca Negra

Rosa Cabecinhas

Portugal

Rosa Cabecinhas é professora e investigadora portuguesa na Universidade do Minho, ligada ao Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS). Doutorada em Ciências da Comunicação, dedica-se a temas como comunicação intercultural, diversidade, racismo e memória social. É autora de obras como Preto e branco: a naturalização da discriminação racial, referência no estudo das representações sociais e da desigualdade em Portugal.

Livros na Biblioteca Negra

logo mark